
Sistemática e Ecologia de Artrópodos Terrestres
QUEM SOMOS?
Somos da Coordenação de Biodiversidade (CBio) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A equipe é composta pesquisadores titulares, bolsistas de pós-doutorado e um técnico de laboratório. Participamos de vários projetos de pesquisa, ministramos disciplinas e orientamos alunos de graduação (Monografias, Iniciação Científica e PCI) e de pós graduação (Mestrado e Doutorado).
Focamos na sistemática e ecologia de diversos grupos de artrópodos terrestres, principalmente ácaros do solo, colêmbolos, formigas, himenópteros parasitoides, cupins, borboletas, besouros, gafanhotos, dípteros, grilos, escorpiões, aranhas e dipluros. Procuramos responder questões sobre distribuição espacial e temporal de artrópodes terrestres, como quais fatores bióticos e abióticos explicam a composição de suas assembleias, para contribuir com o avanço da teoria ecológica e com a implementação de métodos eficientes de biomonitoramento em grandes escalas espaciais. Também abordamos questões de sociobiologia, biologia evolutiva e bioestatística, promovendo o uso da linguagem computacional R.
DESTAQUES
RENATO AZEVEDO

Renato e colaboradores são capa da Acta Amazonica de dezembro 2018: A new termite species of the genus Dihoplotermes Araújo (Blattaria, Isoptera, Termitidae) from the Brazilian Amazonian rainforest. Parabéns!

NIKOLAS CIPOLA, DIEGO SILVA,DANIEL FERNANDES, DANILO CORDEIRO e MÁRLON GRAÇA...

São autores de capítulos do livro: "Hamada, N., Thorp, J. H. & Rogers, D. C. (Eds.), Thorp and Covich's Freshwater Invertebrates, 4th Edition, Volume 3: Keys to Neotropical Hexapoda. Academic Press, London. 2018. 950 pp."
Capítulos: Collembola, Hymenoptera, Psychodidae e Lepidoptera.
THAÍS ALMEIDA
Em Dezembro 2018, participou do V Congresso Colombiano de Zoologia, I Simpósio Neotropical de Miriapodologia, em Bogotá, Colombia.


JORGE L.P. SOUZA e ITANNA OLIVEIRA
Parabéns pela grande contribuição em tornar o INPA uma das maiores coleções de formigas do Brasil: http://portal.inpa.gov.br/index.php/component/content/article?id=3382
"Já coleção de via úmida está recebendo da Dra. Itanna Oliveira e do Dr. Jorge Souza aproximadamente 58 mil formigas provenientes do monitoramento ambiental da Usina de Santo Antônio no Rio Madeira, durante as fases de pré e pós-enchimento do reservatório da hidrelétrica. O monitoramento e o banco de dados obtidos com o estudo foram mundialmente premiados em 2017 pelo Global Biodiversity Information Facility(GBIF) como o melhor banco de dados na categoria Dados Ecológicos, sendo o Inpa o único detentor desse material."


